09/11/10

Uso de itens em suas criações com atenção aos direitos de autor

Para os criativos e para os que peçam trabalhos a estes há que levar em conta os direitos de autor de imagens, tipografias, textos, etc.

Pelo que tratando-se de um criativo este deve ter sua base de imagens/dados próprios, caso não queira pagar pela licença dos mesmos, no caso de ser um trabalho encomendado deve-se requerer algumas peças ao cliente, imagens por exemplo, ou então criar as suas próprias imagens o que deverá reflectir no custo do trabalho, uma vez que os mesmos não sejam facultados pelo cliente.

Isso por forma a prevenir marisqueiras incómodos devido a utilização indevida de peças de outros autores.

No entanto no que toca a imagens existem algumas bases de dado com imagens livres ou de baixo custo, no site wwwhatsnew são listadas algumas, o que é de bom proveito.

Alguns exemplos dessas bases de dado:
ver em unprofound

ver em lomography

Quanto a tipografias encontram-se algumas de livre acesso, pode-se usar as mais correntes, ou criar a sua própria tipografia, pode sempre lucrar com isso caso crie alguma, existem inúmeros a venda online também.

A utilização de textos não poderá ser de forma integral e quando se use deve-se referir a fonte do mesmo, o mesmo para os outros itens, tal como nas Teses e Monografias, por exemplo:

“Design é a visualização criativa e sistemática dos processos de interacção e das mensagens de diferentes actores sociais; é a visualização criativa e sistemática das diferentes funções de objectos de uso e sua adequação às necessidades dos usuários ou aos efeitos sobre os receptores” Beat Schneider) 

No entanto caso seja possível indique a data ou livro, caso seja possível, não o sendo indique o autor.

Deve-se ter em conta esses pormenores que podem custar muito depois, prevenindo dissabores.


ArDe arquitectura_design

Sem comentários: