25/02/11

Proposta para o concurso Prémio Arquitectura/Cozinhas do Jornal de Arquitectos

Fotomontagem da proposta (ArDe)

No âmbito do concurso Prémio Arquitectura/Cozinhas do Jornal de Arquitectos para menos de 30 anos, apresentamos uma proposta de remodelação da cozinha indiferenciada, sendo que o objectivo era uma remodelação do espaço utilizando equipamentos das marcas que apoiaram o concurso.

Fotomontagem da proposta (ArDe)

Veja o regulamento do concurso aqui.

O conceito da proposta apresentada tem como base a cultura nipónica, que veio dar nome ao projecto e forma de igual moda. Utilizando-se grafismos baseados nessa cultura, bem como o uso de cores.

Devido a pequena dimensão do espaço optou-se por um espaço ajustável às necessidades, sendo a mesa/balcão de cozinha incorporado no armário na parede oposta a copa, sendo que neste mesmo armário encontra-se os diversos equipamentos, à excepção do fogão, exaustor, máquina de lavar loiça, esquentador e lixeira que se situam na copa.

Fotomontagem da proposta (ArDe)
Resultando numa cozinha ajustável e confortável, para um perfil essencialmente familiar, uma família portuguesa.

Uma cozinha que subdivide-se em três zonas:
  • a copa - zona de preparação dos alimentos e limpeza, onde está a cuba de loiça, fogão, máquina de lavar a loiça, lixeira, esquentador, zona de arrumação da loiça e ainda uma pequena garrafeira.
  • a zona de armazenamento - onde estão a maior parte dos electrodomésticos como o frigorífico de porta dupla, máquina de lavar a roupa, forno e microondas, televisão LCD e ainda leitor de DVD, para além da zona de arrumação onde se armazenam os alimentos e os electrodomésticos de pequenas dimensão, para além da mesa desdobrável com seus bancos empilháveis.
    Plantas e vistas da proposta (ArDe)
  • zona central - esta área é tanto uma zona de circulação como de refeição, uma vez que a mesa desdobrável vem ocupar esse espaço com os respectivos assentos, a mesa possui a mesma altura que o balcão, servindo de balcão de apoio à copa, à preparação de alimentos e ainda de mesa de refeição, quando arrumada a zona central fica livre e ampla, uma zona de livre circulação, formando um perfeito triângulo entre a zona de preparação de alimentos, frigorífico e fogão.
Sendo ainda de se realçar o pormenor do tecto espelhado, uma estratégia de transmitir amplitude ao espaço e um certo modernismo.

Assim a proposta final é uma cozinha requintada e completamente equipada, mas que pode ser ajustada as necessidades do utilizador, substituindo os equipamentos electrodomésticos ou até suprimindo-os quando necessário, principalmente no que concerne à máquina de lavar a loiça e roupa, televisão e DVD de igual modo.

Quadro em motivos nipónicos proposto (ArDe)
Uma cozinha requintada e completa para a preparação de seus alimentos e ainda para um jantar requintado, uma zona de conforto e bem estar, ajustável a um jovem solteiro, a um casal ou a uma família que ainda pode usufruir do quadro para anotações e deixar recado, quadro esse em motivos nipónicos.





ArDe arquitectura_design

Sem comentários: